Premiações de Curitiba


Curitiba recebe prêmio internacional da Rio+20

Curitiba recebeu na Rio + 20 o prêmio Global Green City Award (Cidade Verde). O título foi concedido pelo Fórum Global sobre Assentamentos Humanos – GFHS. A capital paranaense foi a única cidade da América do Sul a receber o título. Outras premiadas foram: Nantes, França; Los Angeles, EUA; Suining e Duyun, China e a eco-cidade sinocingapuriana de Tianjin.

“É um reconhecimento à política ambiental do município, que vem sendo consolidada mediante ações de proteção, recuperação, controle, monitoramento, educação ambiental e implantação de áreas de conservação e lazer, de forma a manter e melhorar a qualidade de vida dos curitibanos”, disse a secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias, ao receber o prêmio pela cidade na noite desta segunda-feira (18).




Curitiba é eleita a cidade mais sustentável do mundo em 2010.

Capital paranaense foi escolhida por unanimidade, entre concorrentes da Europa, Ásia e Oceania

Curitiba desbancou outras cidades da Europa, Ásia e Oceania, e conquistou o prêmio Globe Award Sustainable City, que todo ano elege a cidade mais sustentável do mundo. Organizado pelo Globe Fórum, da Suécia, o prêmio será entregue oficialmente no dia 29 de abril, em cerimônia na cidade sueca de Estocolmo. Este é o segundo prêmio mundial vencido por Curitiba neste ano. Em janeiro, a cidade ganhou o Sustainable Transport Award, em Washington, pela implantação da Linha Verde.

O objetivo do prêmio é destacar cidades com excelência em desenvolvimento urbano sustentável e torná-las exemplos positivos para outras cidades. Para conquistar o Globe Award, Curitiba superou as outras finalistas Sidney (Austrália), Malmö (Suécia), Murcia (Espanha), Songpa (Coreia do Sul) e Stargard Szczecinski (Polônia).



Curitiba é eleita a cidade mais limpa do Brasil.





Curitiba é a cidade campeã da limpeza no Brasil. O título foi dado pelo programa de televisão Fantástico, da Rede Globo, que no último domingo fez um teste entre sete capitais brasileiras para verificar em qual delas a população joga menos lixo nas ruas. “A população da capital paranaense foi o destaque positivo do desafio. Com este comportamento consciente dos curitibanos e com o trabalho eficiente das equipes de limpeza da Prefeitura, Curitiba, para nosso orgulho, é a cidade mais limpa do País”, diz o prefeito Beto Richa. Manter a limpeza da cidade em ordem é tarefa diária que envolve um batalhão de trabalhadores. São cerca de 2 mil pessoas, entre funcionários públicos e terceirizados, responsáveis pela varrição, coleta, transporte, e operação do aterro sanitário. Há também os fiscais que acompanham a qualidade dos serviços prestados à população.Uma das explicações para o sucesso da limpeza das ruas de Curitiba é que quanto mais limpa a cidade fica, mais a população cuida. O trânsito diário de garis nas ruas também colabora como indutor de bom comportamento. “As pessoas ficam com vergonha de jogar lixo quando vêem que alguém está limpando”, afirma José Aparecido dos Santos, que trabalha como gari em Curitiba há 11 anos.




Curitiba lidera ranking de saneamento nas capitais.

Curitiba lidera o ranking, entre as capitais, dos melhores serviços de saneamento entre as grandes cidades brasileiras. Na capital paranaense, o esgoto chega a 93% dos domicílios em 2012. De 2003 a 2011, o sistema de esgoto da cidade cresceu 43%. Nos próximos quatro anos, serão investidos R$ 165 milhões para ampliação do sistema.

O ranking é organizado pelo instituto Trata Brasil, tem como base nos dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento do Ministério das Cidades, e avalia os serviços de saneamento prestados pelas 81 maiores cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes.

A posição de Curitiba foi destacada nesta quinta-feira, 14, pelo jornal “Valor Econômico”. “Mas é do Paraná que vem o maior número de bons exemplos: Curitiba, Maringá, Londrina e Ponta Grossa são as únicas cidades que estavam entre as 15 melhores colocadas no ranking em 2003 e permaneceram em posições semelhantes no ranking em 2009”, diz o jornal.








No Response to "Premiações de Curitiba"

Postar um comentário